sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aula 02/11/2012


Tipologias de Redes



Tipologia em Barramento (Bus)


Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.









Tipologia em Estrela (Star)


Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele  são enviados a ele.










Tipologia em Anel (Ring)


topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.












Topologia em Malha (Mesh)


Numa topologia em Malha ou Mesh, os computadores e Redes Locais interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados. Assim, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino.
O papel fundamental, cabe, neste caso, aos dispositivos de interligação – por exemplo, os routers – que se encarregam do encaminhamento das mensagens através dos vários nós da malha constituída.








Tipologia em Árvore (Tree)


Uma configuração em árvore ou topologia em árvore é uma caracterização física de um objecto (ou seus componentes), que, pela sua configuração, se assemelha a uma árvore, no sentido em que as suas ramificações tendem a convergir para uma raiz, ou uma origem (por exemplo, árvore genealógica).
Introduz-se, portanto, a noção de raiz e descendência.








Tipologia em Espinha Dorsal (Backbone)


Esta topologia é composta por um barramento utilizando um cabo coaxial grosso.
É possível ligar a este barramento redes com outras topologias físicas, com o auxílio de um transceiver.
Esta topologia é utilizada em redes LAN, Campus e MAN.











Tipologia em Duplo Anel



Esta topologia é constituída por dois anéis que podem ser de cabo coaxial e também de fibra óptica e podem ir até aos 100 km de comprimento.
No caso de falhar um dos anéis, o outro mantém a comunicação, mas com uma velocidade mais reduzida.
Esta topologia é utilizada em redes Campus e MAN na interligação de LAN´s.